Horta em casa

HORTAEMCASA
Share Button
08 Dicas valiosas para montar sua horta em casa!

Muito se tem dito sobre uso de agrotóxicos nas hortaliças e seus efeitos prejudiciais na saúde. Porém, o que poderia ser feito para reduzir as contaminações e ter hortaliças bonitas e saudáveis à mesa? A resposta a esta pergunta é mais fácil do que se imagina: uma Horta Caseira. Com pequenos trabalhos no quintal é possível se criar uma produção a longo prazo e beneficiar toda a família.

1. Escolha da área

É importante que a área que for escolhida para a futura hortinha receba luz direta do sol, seja plana, próxima a um ponto de água, próxima à casa e de fácil acesso. 

Plantio

2. Formação do canteiro

O canteiro de plantio pode ser de 2 formas: Plantio direto no chão ou plantio em canteiros altos. No plantio direto no chão, a terra deve ser revolvida e deve-se misturar nela os nutrientes e o composto orgânico. No canteiro alto, a instalação é acima do solo, bastando-se a estruturação da parede do canteiro e a adição de um produto pronto para a horta. 

Canteiro

 3. Solo de plantio

O solo é o elemento fundamental na formação da horta, é nele que as hortaliças irão desenvolver o sistema radicular. Se a horta for feita direto no solo é importante que o mesmo seja revolvido, peneirado (caso haja pedras) e misturado com esterco bovino, nutrientes (Calcário e Fosfato) e Condicionador de Solo “Classe A”. Se o plantio for feito em canteiro alto, deve-se adicionar apenas um Condicionador de Solo “Classe A”. Também pode misturar ao solo, cascas (frutas, verduras, folhas, ovo), pó de café e húmus de minhoca.

 Condicionador

4. Escolhas das plantas

A escolha das plantas deve ser feita de acordo com o tamanho do canteiro, tempo de crescimento e tamanho das plantas. O Cheiro Verde (salsa, cebolinha, coentro, hortelã, manjericão, alecrim, etc.) sao muito indicados para se ter na hortinha. Para as folhosas, as mais comuns são alface, rúcula, mostarda, espinafre e couve. Como sugestao de raízes, o rabanete e a cenoura e, em algumas regiões, pode-se plantar couve-flor e brócolis. Frutos: tomate, pimentão, morango. Em espaços maiores, pode-se fazer o plantio de abóboras, mandioca, quiabo, entre outras. 

 Plantas - Horta Caseira

5. Plantio

Se as mudas adquiridas estiverem em sacos pretos (retira-las do saco) ou mudas de bandejas, deve-se fazer a cova, plantar e apertar em volta para que fiquem firmes. Se o plantio for a partir de sementes, deve-se fazer as covas com 2 cm de profundidade, colocar as sementes, cobrir com uma fina camada de condicionador. Após o plantio, deve-se irrigar bem e completar com condicionador caso alguma raiz fique exposta.  

 Plantio Hortaliças

6. Irrigação e luminosidade

As hortaliças, assim como a maioria das plantas de solo, precisam de água e luz para terem um crescimento saudável e apresentarem boa produtividade. De maneira geral, uma planta apresenta mais de 90% do seu peso em água, devido a isso, a necessidade de irrigação para essa cultura é muito grande. Irrigação e Luminosidade limitadas favorecem o ataque de pragas e doenças. Para terem folhas verdes, produzirem raízes, flores e frutos, é essencial que a planta absorva água e luz solar.

Irrigar

7. Adubação

As hortaliças crescem muito bem em compostos orgânicos, não havendo a necessidade de utilizar adubos mais concentrados como os NPK, no entanto, é interessante utilizar Adubação Foliar para suprir as necessidades das plantas e acelerar o seu crescimento. Muitos produtos comerciais podem ser utilizados para a adubação foliar de hortaliças, devendo-se sempre respeitar as indicações de dosagens recomendadas pelo fabricante, o adubo orgânico é uma ótima opção. 

 Item 7

8. Escalonamento da colheita

Cada hortaliça possui seu ciclo de crescimento, se for adquirido pacotes de sementes, atrás de cada pacotinho tem as especificações da cultura, indicando a época de plantio, a profundidade do plantio, espaçamento e o tempo de colheita. É importante, que as mudas ou sementes de uma mesma cultura, como o alface, por exemplo, seja plantados durante dias diferentes para que o ponto de colheita não ocorra no mesmo dia. Assim, sempre haverá pés de alface a serem colhidos na horta. 

Colheita

Fonte:TerralAgr

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>