Poda de Inverno

podainverno
Share Button
Dicas e Cuidados

Alguns arbustos necessitam poda, outros não.

Tomar como princípio que todos devem ser podados é um caminho errado.

Há pessoas que apreciam um jardim todo topiado, formas redondas, chatas e até quadradas – sem nenhum ramo fora do controle.

A manutenção de um espaço assim é constante e dispendiosa em maquinário e mão-de-obra.

Também optar por não podar nada com o pensamento de deixar tudo livre e por conta da natureza poderá transformar seu jardim numa selva intransponível.

Poda de Inverno: Dicas e Cuidados

Será um berçário de insetos, fungos e doenças, pois as plantas não terão a luminosidade e o arejamento necessário para crescerem e florescerem. O ar de abandono também será evidente.

Poda de Inverno: Tipos de Podas

O inverno é uma ótima época para realizar podas.

Poda de Limpeza e Fitossanitária

Recolher ramos, folhas e flores secas é tarefa comum do ano todo.

Podar ramos doentes, com broca, ramos indesejados crescidos a partir do porta-enxerto ou da raiz, fora do formato do arbusto e ramos no interior da copa são tarefas que não tem época para realizar.

sacola galhos

Poda de Formação

Para definir o formato de um arbusto, devemos aparar seus ramos retirando aqueles que cresceram demasiado e pode ser feito em qualquer época do ano. No entanto, para arbustos com flores, convém esperar o fim da floração.

Entra na qualificação de formação os arbustos topiados, quando se procura dar um formato diferente do normal da planta.

O mais usado é o redondo, para plantas como o Fícos (Ficus) e para cerca-viva o achatado formando ângulos.

Assim se apresentam muitos jardins europeus da França e Itália.

Poda de Florescimento

Usada para arbustos que perdem as folhas no outono, retornando na primavera com flores e folhas novamente.

É feito essencialmente no final do inverno, assim que as gemas iniciarem o processo de brotação.

Podar os galhos débeis e os mais altos,dando uma forma adequada. Podar os ramos incentiva o desenvolvimento de mais gemas, tornando o arbusto mais copado.

Exemplo: Marmelinho-de-Jardim (Chaenomeles) e Mussaenda (Mussaenda).

jardinagem

Poda de Adequação

É feita quando o arbusto desenvolve ramos que impedem o trânsito de pessoas e veículos, atingem a altura das janelas, impedem a abertura de portões, acesso a escadas, etc.

Pode ser feito em qualquer época do ano.

Poda de Reversão

Não é muito conhecido o termo, mas para quem cultiva arbustos de folhas variegadas fará sentido.

Alguns arbustos de folhas com várias cores, chamadas de variegadas, como Cróton (Codieum) e Pitosporo (Pittosporum tobira) tem de repente a emissão de ramos com folhas somente verdes.

Isto dá uma aparência estranha ao conjunto e deverá ser retirado, pois são mais vigorosos que os demais e tendem a ser dominantes acabando por modificar as folhas variegadas que também se tornarão verdes.

Não confundir com arbustos de folhas variegadas que estão sujeitos a lugares sem muita luminosidade e que mudam a cor das folhas para verde para aproveitarem ao máximo sua superfície para a produção de fotossíntese.

Ao levar estas plantas novamente para um lugar de luz adequada à espécie, ela retornará a apresentar as folhas variegadas.

pittosporum_ramos_verdes_peq pitosporo_ramos_normais_peq

Cuidados! 

Quando podar arbustos que emitem folhas de coloração diferente quando novas, como a Fotínia (Fothinia), evitar este procedimento na época de emissão de novas folhas, o que estragaria justamente o efeito atrativo da planta.

Poda de Inverno

Fonte: FazFacil

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>