Flor do Outono

crisantemos-de-cores
Share Button
Crisântemo: Como cuidar dele.

Como cuidar do crisântemo, a flor tipica do Outono

O crisântemo, nome vulgar dado ao Chrysanthemum, é uma planta que pertence à família Asteraceae, também conhecida como Compositae. Na Ásia esta planta é muito cultivada e estimada.

O Crisântemo pode ser cultivado tanto em vaso como em canteiro no seu jardim.

As condições ideias para cuidar do crisântemo, de modo a ter flores bonitas e viçosas são as seguintes:

  • Luminosidade – Manter a planta em local com luz indireta.
  • Água – Regar a cada dois ou três dias, mantendo a terra sempre úmida, mas sem encharcar a planta. Evite deixar água no prato por debaixo do vaso. Não molhe as flores e as folhas.
  • Adubo – Escolha um adubo universal para flores e adube de acordo com as instruções da embalagem.
  • Temperatura – A temperatura ideal varia entre os 17 e 28ºC.
  • Folhas e flores – Outro cuidado importante para manter os Crisântemos bonitos é retirar folhas e flores murchas e secas.
  • Doenças – as doenças mais comuns que atacam a planta são: ferrugem, podridão das raízes e hastes, Botrytis, etc.)
  • Pragas – São a mosca minadora, tripes, ácaros, as pragas mais comuns, lembre-se que o combate deve ser prevenção.

São conhecidas mais de 100 espécies e cerca de 800 variedades. Originalmente os crisântemos são de cor amarela, e por isso em grego o seu nome – dado por Carolus Linnaeus – significa “flor de ouro”. Ligada ao Sol, a flor muitas vezes é associada à nobreza. Levada da China para o Japão pelos budistas, sendo que o próprio trono do Imperador era conhecido como o “Trono do Crisântemo”.

Foi na Europa no século XVII, devido a alterações genéticas que hoje em dia é possível encontrar crisântemos roxos, vermelhos, brancos, cor de rosa e cor de laranja.

O significado da flor crisântemo:
  • na Ásia,  significa felicidade e é sinônimo de uma vida cheia e completa.  No caso do crisântemo branco,  simboliza a verdade e a sinceridade.
  • O crisântemo é um símbolo de simplicidade e perfeição.
  • È uma flor típica de temperaturas mais frias, também significa tranquilidade e é visto como um mediador entre o céu e a terra, a vida e a morte.

Considerada também como uma planta medicinal, o crisântemo pode ser usado como remédio caseiro para a dor de cabeça. As pétalas podem ser usadas em saladas e numa taça de vinho aumenta a longevidade e vitalidade de uma pessoa.

Fonte: CoisasDaTerra

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>