Alimentos x Agrotóxicos

alimentos-agrotoxicos
Share Button
Cuidado: Os 8 Alimentos mais Contaminados por Agrotóxicos!

Muito se houve falar que o agrotóxico é um veneno para nossa saúde, mas você sabe o que ele pode causar ao nosso organismo? Existem muitas dúvidas a respeito do que fazer para deixar de ingerir tanto veneno, e quais são os alimentos mais perigosos…

Os agrotóxicos são substâncias químicas (herbicidas, pesticidas, hormônios e adubos químicos) utilizadas em produtos agrícolas e pastagens, com a finalidade de alterar sua composição, e assim, preservá-los da ação danosa de seres vivos ou substâncias nocivas.

O que os agrotóxicos causam no organismo?

O consumo prolongado de alimentos contaminados por agrotóxicos (por pelo menos 20 anos), pode provocar doenças como câncer, malformação congênita, distúrbios endócrinos, neurológicos e mentais.

Há evidências que resíduos de alguns agrotóxicos podem estar associados a alterações no sistema endócrino, problemas no desenvolvimento do sistema nervoso e até mesmo a alguns tipos câncer. Essas evidências vêm sendo confirmadas a cada ano e a cada novo estudo.

Os 8 alimentos com mais agrotóxicos

E quais são os alimentos campeões de agrotóxicos no Brasil?

A quantidade média de agrotóxicos nos alimentos varia de acordo com o estado. Esses dados são de 2010 e foram analisados 3.130 amostras de alimentos coletados no Brasil inteiro.

Segundo a ANVISA, os alimentos mais afetados com agrotóxico são:

Os 8 alimentos com mais agrotóxicos
  1. Pimentão
  2. Uva
  3. Pepino
  4. Morango
  5. Tomate
  6. Abacaxi
  7. Mamão
  8. Alface
O que fazer para amenizar o problema?
  • Grande parte dos resíduos de agrotóxicos são eliminados quando descascamos o alimento e/ou o cozinhamos. Assim, o maior cuidado deve ser com aqueles alimentos que consumimos crus e com casca.
    agrotóxicos
  • Deixar os alimentos de molho (por pelo menos 20 minutos) em uma solução de bicarbonato de sódio e água (1 colher de sopa de bicarbonato para 1 litro d’água) é eficaz para a redução de resíduos. Pode-se também optar pela água sanitária. Alimentos como cenoura, tomate, beterraba e frutas, podem ser lavados com esponja e sabão.
  • A principal garantia para o consumidor ainda é conhecer a origem de seus alimentos. Mas se isso não for possível, lave com água corrente as partes onde há pequenos buracos (é lá que se acumulam mais resíduos, poeira e sujeira), e retire as primeiras folhas da alface e do repolho.

Essas medidas não eliminam totalmente o agrotóxico. Se o pesticida foi usado logo no plantio, tende a ficar dentro dos frutos. Mas a lavagem ajuda a diminuir a quantidade presente.

Outra saída é comprar alimentos orgânicos. Se você não puder comprar tudo orgânico, tente priorizar e opte por orgânicos para os alimentos citados na lista acima, principalmente pimentão, pepino, morango e uva. Sei que o preço não anima, mas a médio e longo prazo você está cuidando melhor da sua saúde.

E você? Tem medo de agrotóxicos? Costuma consumir alimentos orgânicos?

Fonte: BelezaeSaúde

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>