Dormir Bem

beautiful woman sleeping
Share Button
As 10 plantas para o quarto que vão te ajudar a dormir bem

Dormir bem é essencial para todos nós. Se você passa a noite toda se revirando na cama tentando dormir e não consegue, saiba que estas noites de sono mal dormidas podem drenar toda sua energia, produtividade, humor e até a qualidade de vida como um todo. A má qualidade do ar, poluição, odores e fungos podem afetar a nossa respiração, fazendo uma boa noite de sono parecer coisa quase impossível.

Você pode ter tentado de várias maneiras resolver esse problema, como um colchão melhor, chá de maracujá, chá de camomila, medicamentos ou técnicas de relaxamento. Se nada resolveu, esse artigo pode te ajudar! E você não precisa gastar dinheiro com aqueles purificadores de ar caríssimos… Se você está procurando uma alternativa natural e barata, manter no seu quarto essas 10 plantas vão salvar sua vida.

Essas plantas não só tornam o lugar mais bonito como também trazem vitalidade para os seus espaços, e podem ter fantásticos benefícios relaxantes e purificadores, na verdade, a NASA fez um estudo exatamente sobre isso!

Quarto com Lírio da Paz

Benefícios para Saúde

Se você cultivar certas plantas em sua casa, você pode melhorar significativamente o seu sono e sentir um grande número de benefícios para a saúde, incluindo:

• Alívio das dores de cabeça
• Reduzir a ansiedade
• Reduzir o estresse
• Melhorar a qualidade do sono
• Melhorar as funções cerebrais
• Melhorar o humor
• Prevenção a resfriados
• Melhor qualidade do ar respirado

Nós compilamos esta lista de 10 plantas para ajudá-lo a dormir bem, com base em seus efeitos calmantes e de purificação:

1 – Jasmim

jasmim

Jasmim pode fazer bem dentro de casa em qualquer lugar onde há bastante luz natural. Reduz os níveis de ansiedade e seu cheiro pode ajudar a melhorar a qualidade do sono e a produtividade durante o dia.

Com essas belas flores coloridas, acho que não tem ponto negativo nenhum deixar algumas delas florescerem na janela do seu quarto.

2 – Alfazema (lavanda)

Alfazema

Alfazema não só tem um cheiro agradável, mas pode ajudar a reduzir a ansiedade e o estresse, diminuir a frequência cardíaca, melhorar o sono, e algo que os papais e mamães de plantão vão adorar saber – pode até mesmo ajudar a reduzir o choro em bebês!

Tem produtos no mercado que prometem exalar um cheiro de lavanda que te ajuda a dormir, mas se você tem a oportunidade, porque não ir pelo caminho mais natural e ter uma plantinha bonita e cheirosa na sua casa?

3 – Babosa (Aloe Vera)

Babosa

Babosa é tudo de bom quando se trata de qualidade do ar. É listada pela NASA entre as tops de geração de oxigênio e melhoramento da qualidade do ar. Mais oxigênio no quarto pode ajudá-lo a cair em um sono profundo.

É uma planta fácil de cultivar e não necessita regar constantemente. Só a mantenha na janela do quarto pois ela precisa de luz solar direta.

Além disso você pode usar o gel extraído da babosa para tratamento tópico de pequenos cortes, queimaduras e picadas de insetos, pele seca, para hidratar os cabelos e muito mais!

4 – Hera

Hera

Hera é uma ótima planta para deixar no quarto se você sofre de problemas de asma ou problemas respiratórios a noite. Estudos mostraram que cultivar uma hera pode reduzir muito a quantidade o mofo no ar, reduzindo alergias e irritações pulmonares.

Essa videira fica ótima em uma cesta suspensa, ou colocada em uma beirada, onde as folhas podem crescer para baixo. Só tenha atenção porque é tóxica para as crianças e animais de estimação, então certifique-se de mantê-la fora do alcance!

5 – Espada de São Jorge

Espada de São Jorge

Essa é uma das mais recomendadas para melhorar a qualidade do ar. As Espadas de São Jorge são quase imortais e fáceis de manter em casa. Alguns estudos mostraram que a Espada de São Jorge no quarto ajuda a prevenir irritações nos olhos, problemas respiratórios, dores de cabeça, e podem até te fazer sentir com mais energia.

6 – Gardênia

Gardênia

Com folhas verdes brilhantes e flores perfumadas, Gardênias são uma escolha popular para quartos. Ajudam a conseguir uma melhor qualidade de sono, aliviam a ansiedade e estimulam o sono.

No entanto, as Gardênias são complicadas de cultivar, já que exigem muita atenção a fim de manter suas folhas e flores delicadas. Elas devem ser mantidas em um quarto iluminado, mas não colocadas na luz solar direta. Mas se você sofre de insônia ou ansiedade, investir um pouco de tempo em uma dessas flores bonitas pode ser uma solução mais barata e saudável do que tomar medicamentos!

7 – Clorofito

Clorofito

Não confunda com a Espada de São Jorge. A Clorofito é uma das campeãs de limpeza do ar. Em contrapartida ela também vai absorver odores e fumaça enquanto mantém altos níveis de oxigênio no quarto, promovendo um sono melhor.

8 – Lírio da Paz

Lírio da Paz

Não apenas agradável aos olhos, a umidade liberada por estas flores impressionantes pode aumentar a umidade do ar em até 5%. Isso elimina micróbios no ar que podem causar alergias, e também ajuda a aliviar a garganta e nariz seco irritante que o deixam acordado a noite toda.

Uma local agradável na sombra (fora do alcance de animais de estimação e crianças) e rega semanal é tudo que o lírio de paz precisa – que não é pedir muito em troca de uma boa noite de sono.

9 – Gerbera

Gérbera

Estas flores brilhantes e alegres, com certeza vão deixá-lo de bom humor! Com rosa, laranja, amarelo e branco, são uma adição bem-vinda para qualquer quarto.

Elas também liberam oxigênio durante a noite, o que ajuda a respirar mais fácil enquanto você dorme. Se você sofre de apnéia ou alergias, então estas margaridas são definitivamente recomendadas.

Uma palavra de aviso para o jardineiro iniciante – como elas são propensas a adquirir pragas, Gérberas precisam atenção extra especial, particularmente em relação à rega e níveis de luz.

10 – Palmeira-Bambu

palmeira bambu

Você não só será capaz de desfrutar de ar fresco e puro em sua casa durante o dia, mas você também vai desfrutar de uma fantástica noite de sono.

Dadas as suas origens exóticas, o Palmeira-Bambu irá trazer uma sensação tropical quente para o seu quarto. É bastante fácil de cuidar – basta manter o terra úmida (mas não molhado) e colocar a planta na luz solar indireta.

Palmeira Bambu no Quarto

Ao colocar plantas em sua casa, lembre-se:
  • Sempre confira se elas são tóxicas para crianças e animais, e tenha certeza de que elas se adequam a sua família.
  • Limpe as folhas secas toda semana para garantir que a plantinha vai fazer seu trabalho – pense como um equivalente de trocar o filtro de um purificador de ar.
  • Escolha um bom mix entre aquelas que purificam o ar e as que induzem o sono através do cheiro para resultados melhores.
  • A NASA recomenda entre 15 a 18 plantas purificadoras de ar por 170 m², com algumas delas em cada quarto.

Fonte: DecoraçãoComSentido

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>