Alergia X Plantas

alergiasxplantas
Share Button
Plantas que Causam Alergias

A alergia a plantas é um problema para quem aprecia jardinagem ou trabalha no ramo.

Muitas pessoas podem ter reações alérgicas devido a pólen, com problemas respiratórios ou dermatites de contato.

Plantas que Causam Alergias

Saiba mais a seguir.

Rinite Alérgica Causada por Plantas

É comum na primavera as rinites alérgicas causadas pelo pólen de gramíneas, conhecida como febre do feno.

Quem mora perto de campos abertos ou gramados de praças que têm pouca manutenção de corte costumam apresentar estes sintomas.

Plantas que Causam Dermatites de Contato

A dermatite de contato pode ocorrer por roçar ou manusear uma planta.

Plantas com espinhos como cactáceas e algumas suculentas podem causar ferimentos na pele e infeccionar pela poluição ou por agentes patogênicos depositados sobre eles, como fungos (Sclerotinia sclerotrorum) e larvas de carrapato (Amblyomma cajeense).

alergia polen

Outras plantas contêm elementos químicos que podem causar alergias, como eugenol, iso-eugenol, terebintina, etc.

Entre as plantas mais conhecidas neste grupo, temos a urtiga (Urtica urens, U. dioica) que contém pelos urticantes.

Ao tocar a folha o pêlo entra na pele e rompe , derramando uma substância composta de histamina e outros elementos. Provoca dor e coceira.

Diversas famílias botânicas de plantas podem apresentar também problemas na pele de quem manuseia suas folhas, dentre elas as da família Araceae: filodendros (Philodendron spp.), comigo-ninguém-pode (Dieffenbachia), aglaonema (Aglaonema) e outras. Estas plantas contém substância irritante para a pele e mucosas.

Algumas Plantas da Família da Aroeira Provocam Alergias

Algumas plantas da família da aroeira provocam alergias: é muito conhecido o problema causado pela aroeira, mas é preciso lembrar que por este nome são conhecidas diversas árvores.

Temos a aroeira-pimenteira (Schinus terebenthifolius), cujos frutinhos são usados como condimento, conhecido por pimenta-rosa. Muitas pessoas podem ter alergia se manusearem suas folhas.

As aroeiras causadoras de problemas dermatológicos alérgicos são a aroeira-braba ou aroeira-negra (Lithraea brasiliensis), a aroeira-branca (Lithraea molleoides) e a aroeira-do-sertão (Myracrodrun urundeuva), com pólen, folhas e ramos capazes de ocasionar sérios problemas dermatológicos em pessoas sensíveis.

Outras são a aroeira-salsa (Schinus molle) e a aroeira-mucuri (Astronium concinnum), que são usadas em arborização e não há informações de que causem alergias.

Plantas que Contém Látex Podem ser Tóxicas

Plantas da Família Euphorbiaceae, que contém látex irritante, tóxico e corrosivo:

  • Leiteiro-vermelho (Euphorbia cotinifolia), árvore de 5,0 m de folhas cor de vinho;
  • Poinsétia (Euphorbia pulcherrima), arbusto conhecido na ornamentação durante o Natal;
  • Avelós (Euphorbia tirucalli), árvore de folhas filiformes e suculentas;
  • Jatrofa (Jatropha multifica) com frutos contendo óleo tóxico e muitas outras.
Plantas que Provocam Reações de Queimadura ou Manchas

Plantas que contém oxalato de cálcio podem provocar dermatites tipo queimadura, como é o caso dos agaves (Agave spp.), na produção do sisal. Os trabalhadores devem usar mangas compridas, macacão e luvas.

pé de abacaxi

abacaxi, por exemplo, também contém oxalato de cálcio no fruto, que juntamente com uma enzima (Bromelina), poderá causar dermatite na boca e estomatite em pessoas sensíveis.

Outra planta é o narciso (Narcissus pseudonarcissus), uma linda planta ornamental, cujo bulbo poderá causar problemas alérgicos no manuseio sem luvas.

Elementos fotossensibilizantes estão contidos em muitas plantas e ao contato da pele podem causar reações de manchas e queimaduras na exposição ao sol (Fitofotodermatose).

Algumas delas: sucos de citros, como laranja, limão, de cenoura.
Manusear funcho (Foenicum vulgare), salsa (Petroselium spp.), aipo (Apium graveolens) e endro (Anethum graveolens), entre outras da família Apiaceae; e sair para expor-se ao sol sem lavar as mãos poderá ocasionar manchas indeléveis.

Fonte: FazFácil

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>