Como plantar coentro

coentro
Share Button
Usado como tempero ou condimento, não importa, o seu aroma é inconfundível! 

Coentro é uma planta glabra anual (que não apresenta pelos, tricomas ou estruturas similares na superfície externa), da família Apiaceae, de flores róseas ou alvas, pequenas e aromáticas, cujo fruto é diaquênio e a folha, usada como tempero ou condimento e que exala um odor característico.

      A origem da planta é incerta, mas sabe-se que os antigos egípcios já a utilizavam para embalsamar os corpos e como planta medicinal (se atribuíam propriedades digestivas, calmantes e, quando usado externamente, para alívio de dores dar articulações e reumatismos), além de possuir efeito anafrodisíaco. É provavelmente originária da bacia do Mediterrâneo onde os gregos e os romanos a utilizavam em pratos e bebidas.

      É muito utilizado na cozinha indiana e árabe. Em Portugal, é muito utilizado no Alentejo, para enriquecer pratos tais como as açordas e as tradicionais sopa de cação e carne de porco à alentejana. É utilizado também para temperar saladas. Mais a Sul, no Algarve, a sua utilização é pouco frequente. Na região da grande Lisboa o seu uso era também limitado no entanto, e desde há alguns anos, também aquela zona do país se rendeu ao seu aroma perfumado e passou a integrá-lo na sua alimentação.

      No Brasil, o coentro é utilizado principalmente na culinária nordestina e na região Norte.

coentros

Sobre o clima

      O coentro pode ser cultivado em diversos climas, embora não se adapte a temperaturas baixas. A maioria dos cultivares dessa planta se desenvolvem melhor em regiões de clima quente.

Sobre a luminosidade

      A planta pode ser cultivada em lugares ensolarados ou em sombra parcial. Porém as plantas que crescem em contato direto com o sol geralmente possuem sabor mais acentuado e mais aroma, coisa que não acontece com as plantas cultivadas em sombra.

Sobre o solo

      Deve ser cultivada preferencialmente em solo bem drenado, rico em matéria orgânica e moderadamente fértil. No entanto, o coentro é uma planta rústica, que tolera bem várias condições de solo, produzindo folhas com melhor sabor e com mais aroma se cultivado em solos não muito férteis.

Sobre a irrigação

      O solo deve ser mantido sempre úmido enquanto a planta for jovem, mas nunca encharcado. Quando a planta já estiver bem desenvolvida, as regas deverão ser mais espaçadas, para que o solo seque ligeiramente entre uma rega e outra.

Sobre o plantio

      Muitas sementes de coentro podem ter baixa taxa de germinação, demorando assim para germinar. Uma boa opção é deixa-las de molho em água de 1 a 3 dias, isso pode ajudar na germinação. Temperaturas em torno de 27°C também ajudam a melhorar a taxa de germinação.

      É recomendável que as sementes sejam plantadas diretamente no local definitivo da horta (a até 1 cm de profundidade) pois o coentro não suporta bem o transplante. Caso sejam germinadas em copos de papel jornal ou saquinhos plásticos de muda, transplante com muito cuidado, sem mexer com a raiz, deixando o torrão de terra intacto com a muda, para que a planta não pereça.

      Também pode ser plantada em vasos, de preferência com pelo menos 30 cm de profundidade, pois a planta tem uma longa raiz primária. Quando cultivada em vasos menores, tem seu crescimento bastante limitado.

      É muito importante lembrar de sempre retirar as plantas invasoras que possam vir a concorrer por recursos e nutrientes.

Sobre a colheita

      Geralmente a colheita é iniciada de 30 a 70 dias após a germinação. Você pode colher a planta inteira ou apenas as folhas mais externas quando necessárias. É recomendável não retirar mais do que um terço das folhas para não enfraquecer muito a planta.

      Para a colheita das sementes, quando os frutos estiverem amarelados ou quase secos será a hora de colhê-los, colocando-os em um local bem ventilado e na sombra, para terminarem de secar.

coentro

      Gostou das informações? Então agora você já pode cultivar essa aromática em sua casa!

Fonte: Plantei

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>